Manuais Online

Manuais online é um canal no qual disponibilizo algumas das minhas técnicas de modelagem, transmitindo de forma clara e objetiva vários conceitos que poderão ser muito úteis. A le Grand Train acredita que o conhecimento adquirido deve ser repassado e compartilhado para que nosso hobby seja cada vez mais consistênte. Note que é apenas a minha forma de fazer, jamais tome isso por definitivo, seja ousado e coloque a mão na massa. Se não encontrar os materiais que utilizei substitua por outros que a seu ver produza resultados agradáveis. Minhas considerações pessoais: Menos é mais no modelismo, tome cuidado com excessos e sempre que possível erre para menos, pois é mais fácil retomar o controle. Seja otimista e convicto do seu trabalho, se houver dúvida sobre a qualidade do mesmo você pode muito bem refazer, isto irá agregar prática no seu currículo.

Poste Telegráfico

A telegrafia com toda certeza foi uma das grandes conquista do homem no século XIX, realmente revolucionou as comunicações. As comissões das linhas telegráficas margeando as ferrovias tornaram-se conhecidas, linhas foram iniciadas mundo a fora ainda no século XIX, porém no Brasil apenas no início do século XX. Com referências abaixo podemos literalmente abrir picadas em nossas matas para inserir postes de comunicação.

Poste telegráfico na escala HO

Poste Telegráfico

Poste Telegráfico

Poste Telegráfico

Algumas referências para construir um modelo simples

No .PDF você encontra informações básicas de como construir esse poste da foto abaixo. Basicamente é composto de seis partes apenas: O mastro principal confeccionado com uma stripwood redonda, o travessão retangular que sustenta os isoladores, as duas chapas metálicas que fornecem firmeza a travessa confeccionada com uma fina chapa de alumínio (.015 mm) e por fim os dois isoladores feitos com um fino arame de alumínio. Existem postes com diversos travessões, como mostra as fotos acima. Você poderá fazer também!

Clique aqui para o PDF

Poste Telegráfico

Poste Telegráfico