Manuais Online
Manuais online é um canal no qual disponibilizo algumas das minhas técnicas de modelagem, transmitindo de forma clara e objetiva vários conceitos que poderão ser muito úteis. A le Grand Train acredita que o conhecimento adquirido deve ser repassado e compartilhado para que nosso hobby seja cada vez mais consistênte. Note que é apenas a minha forma de fazer, jamais tome isso por definitivo, seja ousado e coloque a mão na massa. Se não encontrar os materiais que utilizei substitua por outros que a seu ver produza resultados agradáveis. Minhas considerações pessoais: Menos é mais no modelismo, tome cuidado com excessos e sempre que possível erre para menos, pois é mais fácil retomar o controle. Seja otimista e convicto do seu trabalho, se houver dúvida sobre a qualidade do mesmo você pode muito bem refazer, isto irá agregar prática no seu currículo.
Pintando e envelhecendo castings - Bancada de trabalho
Nesse tutorial vou colocar a minha forma de fazer aquela pequena bancada. Saliento, contudo que é apenas a minha forma de fazer, não tome isso por regra. Então vamos lá: Aqui tem a visão geral do castings no seu estado natural, sem pintura ou qualquer aplicação de giz. Como sempre em peças que simulam madeira eu gosto de aplicar uma camada base de Vallejo Desert Tan 686 – 71.122. Pode ser tanto no aerógrafo como pincel.
2° passo: Utilizando um velho e desgastado pince apliquei uma camada completa de dois tons de pastel: #408.7 Raw Umber e 231.3 Gold Ochre sobre toda bancada. Não foi utilizado nem água ou álcool nessa aplicação, apenas o pastel seco.
3° passo: Com um pincel pequeno de cerdas macias eu coloquei um pouco de pastel 408.5 Raw Umber entre as frestas das tábuas e ranhuras das bordas. Também apliquei sobre as vigas que sustentam as tábuas da bancada, sobre toda a volta.
4° passo: Utilizando um pincel bem fino toquei as bordas das tábuas com a mistura de A&I, você nota que ao simples toque a mistura se espalha. Se houver excessos, volte com o pastel.
Vamos começar a pintar os itens dispostos sobre ela, a bancada de momento fechou.
5° passo: A lata de tinta foi pintada com uma mistura de Vallejo Dark Rust – 302 e Vallejo Steel – 71.065. Você precisa encontrar a mistura ideal: muito steel terá um metal brilhante e pouco convincente. Muito Rust terá algo muito escuro e enferrujado.
6° passo: As duas chaves seguem a mesma receita da lata de tinta, misturando as duas cores vamos obter o tom.
7° passo: Da mesma maneira pintei a engrenagem e a ponta do martelo. O cabo do martelo foi usado uma mistura de Vallejo Old Wodd 310 e Flat Earth 70.983. O Earth serve apenas para escurecer um pouquinho a madeira velha, não utilize em excesso. Sobre o meio das chaves e sobre a engrenagem eu utilizei um pouquinho de pastel 411.3 Burnt Sienna.
Consegue ver este feito brilhante das pontas das chaves e borda da lata? Utilizei uma lapiseira pra fazer. O grafite faz isso!
8° passo: A ponta do alicate segue a receita das chaves. O cabo vermelho utilizei Vallejo Vermillion - 70,909.
9° passo: O cotovelo contendo os canos foi pintado com Vallejo Bronze 71.998. Sobre os cabos do alicate e no cano eu utilizei um pouco de 408.5 Raw Umber pra tirar o brilho e produzir um efeito sujo assim como no cabo do martelo. Na garrafa eu utilizei Vallejo Steel – 71.065 com vallejo Dark grey blue – 71.054 seguindo a mesma ideia da lata e chaves. Vai misturando até obter a cor ideal.
10° passo: Interior das gavetas foi usado Vallejo Steel - 71.065 e depois aplicado pastel 411.3 Burnt Sienna e 408.5 Raw Umber
11° passo: Nas maçanetas usei um pouquinho de 409.3 Burnt Umber
12° passo: Eu cortei quatro "pés" medindo 6 mm de altura. Ele tem mais ou menos 0.8 x 1 mm
A cor envelhecida da madeira foi obtida com ajuda de tinta acrílica e água, daquele método descrito no outro tutorial. Deixei de molho por algumas horas e pronto.
13° passo: Colar as pernas utilizando cola branca comum. (cuidado pra não deixar "muito" torto heheh, um pouquinho sempre fica)
14° passo: Com as pernas já secas podemos ver e ver o pré resultado. Ainda vamos colocar duas travessas pra melhorar a fixação e obter um ótimo resultado.
Olha como fiz: Grudei um pedaço de fita dupla face sobre um vidro.
Coloquei a bancada sobre ela e firmei levemente.
Bem no meio eu coloquei um pedacinho de madeira com espessura de 1 mm. Ele será nosso apoio pra grudar reto.
15° passo: Com as travessas cortadas vamos se preparar pra grudar.
Detalhe: a espessura delas é a mesma das pernas, já o comprimento vai depender de você. Como elas ficarão por dentro você precisa cortar no tamanho exato.
14° passo. Grudadas
Resultado final
- • LE GRAND TRAIN
- Quem somos?
- Objetivos
- Ideias
- • GALERIA
- Modelos
- Fotos
- Inspirações
- • MANUAIS ONLINE
- Pintura dos Castings
- Weathering
- Cenário
- • CONTATO
- Sugestões
- Dúvidas
- Quer mandar um Oi?