Manuais Online
Manuais online é um canal no qual disponibilizo algumas das minhas técnicas de modelagem, transmitindo de forma clara e objetiva vários conceitos que poderão ser muito úteis. A le Grand Train acredita que o conhecimento adquirido deve ser repassado e compartilhado para que nosso hobby seja cada vez mais consistênte. Note que é apenas a minha forma de fazer, jamais tome isso por definitivo, seja ousado e coloque a mão na massa. Se não encontrar os materiais que utilizei substitua por outros que a seu ver produza resultados agradáveis. Minhas considerações pessoais: Menos é mais no modelismo, tome cuidado com excessos e sempre que possível erre para menos, pois é mais fácil retomar o controle. Seja otimista e convicto do seu trabalho, se houver dúvida sobre a qualidade do mesmo você pode muito bem refazer, isto irá agregar prática no seu currículo.
Imagens para referências
Nas imagens você pode observar uma das aplicações do sistema de conexões que se transportam sobre a linha férrea, ao lado da ponte veicular. Diversas são as aplicações, aqui apenas uma delas.
Conectando, pintando e envelhecendo conexões e válvulas
1° passo - Então mãos a obra pessoal. Vamos precisar de três itens da linha conexões e válvulas para esse tutorial: Válvula tipo globo 2,5 - LGT 044, Conexão cotovelo 90° - estendida 2,5 - LGT 051 e Barra de alumínio revestido com plástico para canos 2,5 - LGT 062. A imagem abaixo mostra três segmentos retirados da haste de alumínio sendo dois deles com 10 mm e um de 30 mm. Existe um motivo para o alumínio ser revestido com uma camada de plástico, no decorrer falarei sobre isso.
2° passo - Talvez a parte mais importante e delicada seja conectar as partes por meio dos nossos "canos", para tanto precisamos desprender um pouco mais de atenção a eles. Sempre tento na medida do possível obter o melhor efeito visual possível nos meus castings, mas dimensões minúsculas trouxeram problemas no processo de cópia. Todas as válvulas e conexões são vazadas e para que isso ocorresse foi necessário deixar a parede das peças com dimensões não ideais. Se utilizar apenas o alumínio sem a cobertura do plástico vemos nitidamente um efeito visual não real. Seria uma conexão nitidamente maior que o tubo. Meus amigos Cláudio Soeiro, José Queralt e Nacho Rebollo ao qual sempre tenho seis mãos amigas me alertaram sobre esse detalhe. A solução encontrada após muito pensar foi adicionar uma camada de PVC na haste que posteriormente podemos remover. Veremos adiante.
3° passo - Em ambas as extremidades do cano 30 mm vamos remover +- 2.5 mm do plástico como mostrado na imagem abaixo. É importante salientar que o diâmetro das conexões e válvulas é exata apenas para o alumínio, o plástico corresponderá somente ao efeito visual.
4° passo - Para conexões do tipo cotovelo remover +- 2.5 mm do plástico nas extremidades é suficiente, porém nas demais ligações será necessário retirar um segmento maior. No meio do cano 30 mm vamos adicionar a válvula, observe como retirei parte do segmento central. Nos dois canos 10 mm retirei 2,5 mm em um dos lados e 5 mm do outro que será inserido na base do cenário.
5° passo - Na imagem abaixo a válvula inserida na haste de alumínio. Nada complicado, para fazer basta remover uma das partes do plástico com cuidado, inserir a válvula e recolocar o PVC.
6° passo - Um teste rápido de encaixe do cotovelo em uma das extremidades.
7° passo - Utilizando uma fita crepe eu protegi as extremidades do alumínio e apliquei uma fina camada de A.MIG surface primer 2007. Você pode pintar as partes separadas como fiz ou montar o conjunto todo e aplicar a tinta de uma única vez. Apenas não se esqueça de proteger as pontas para não ocorrer conflito de encaixe
8° passo - Eu passei uma fina camada de Dullcote (Testors Dullcote lacquer) assim como mostrei no antigo tutorial envelhecendo um tambor de 25 galões. Ele nos fornece duas importantes linhas de trabalho. Nessa primeira parte do tutorial queremos produzir uma reação química já no outro tutorial ele servirá como um isolamento entre as camadas de tinta. Após o Dullcote ser aplicado, utilizamos um pincel chato pequeno e passamos álcool 70° sobre as partes. Um ótimo efeito base irá surgir, perceba como manchas brancas vão surgindo.
9° passo - Utilizando três tons de pasteis eu raspei os bastões e apliquei com um pincel macio número 2 de maneira aleatória. Houve uma predominância do #411,3 a fim de obter uma cor de ferrugem mais antiga, um oxidado antigo. Você percebe que as manchas brancas serão parcialmente encobertas, mas ainda assim existirão pós-pastel. Ainda não tive a oportunidade de testar os pós de envelhecimento da QModel, pessoal comenta que funciona muito bem. Num próximo tutorial vamos trabalhar com eles.
10° passo -Nosso resultado final.
Após aplicar os pasteis eu utilizei um velho pincel chato número quatro para “polir” o conjunto. Note que agrega um pequeno aspecto brilhante nas quinas, mas nada muito extravagante.
Assim fechamos a primeira parte desse tutorial. Em breve a parte dois ensinando como retirar parte da tinta aplicada e assim obter o famoso efeito chipping.
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