Manuais Online
Manuais online é um canal no qual disponibilizo algumas das minhas técnicas de modelagem, transmitindo de forma clara e objetiva vários conceitos que poderão ser muito úteis. A le Grand Train acredita que o conhecimento adquirido deve ser repassado e compartilhado para que nosso hobby seja cada vez mais consistênte. Note que é apenas a minha forma de fazer, jamais tome isso por definitivo, seja ousado e coloque a mão na massa. Se não encontrar os materiais que utilizei substitua por outros que a seu ver produza resultados agradáveis. Minhas considerações pessoais: Menos é mais no modelismo, tome cuidado com excessos e sempre que possível erre para menos, pois é mais fácil retomar o controle. Seja otimista e convicto do seu trabalho, se houver dúvida sobre a qualidade do mesmo você pode muito bem refazer, isto irá agregar prática no seu currículo.
Pintando e envelhecendo castings - Tambor de 200 litros
Este é um barril de 200 litros (50 galões) fechado. A maneira pela qual pintei e envelheci pode muito bem ser aplicado a outro qualquer de menor volume e ainda aberto como aquele de 100 litros do outro tutorial. Apenas pintar e deixar novinho não é meu forte, amo coisas velhas, empoeiradas e detonadas pela ferrugem. Este barril será um meio termo, nada muito dramático.
Nota: Menos é mais no modelismo, tome cuidado com excessos e sempre que possível erre para menos, pois é mais fácil retomar o controle. Seja otimista e convicto do seu trabalho, se houver dúvida sobre a qualidade do mesmo você pode muito bem refazer, isto irá agregar prática no seu currículo. Se não encontrar os materiais que utilizei substitua por outros que a seu ver produza resultados agradáveis.
1° passo: Fixar o casting usando um palito de dente.
2° passo: Aplicação da camada base utilizando VALLEJO CAMOUFLAGE MEDIUM BROWN - 71.038.
3° passo: Eu passei uma fina camada de Dullcote (produto da Testor). Porque aplicamos o Dullcote? Queremos isolar esta camada de tinta da próxima, ele servirá como uma barreira.
4° passo: Este é um barril Texaco, preto com faixa central e tampa VALLEJO VERMILLION - 70,909.
Eu apliquei com o aerógrafo, mas com um pincel chato número 2 você consegue bons resultados também. Não se preocupe de passar exatamente o vermelho entre as linhas, é até interessante ir um pouco além, logo cobriremos com o preto as sobras.
5° passo: Utilizando VALLEJO TANKCREW (BLACK) – 70.333 vamos cobrir as duas áreas remanescentes. Nesta etapa tome cuidado e redobre a atenção para não sobrepor às partes vermelhas. Mantenha traços firmes e retos.
6° passo: Enfim vamos colher os frutos da utilização do CAMOUFLAGE MEDIUM BROWN como base e do Dullcote. Com as camadas do TANKCREW e do VERMILLION "quase" secas, vamos com uma lâmina #11 fazer vários arranhões aqui, ali e acolá. A tinta se desprende com muita facilidade nos revelando o marrom base. Seja delicado e utilize o bom censo, pois será fácil exagerar.
7° passo: Aplicação dos pasteis #411,3, #235,3 e #411,5. Normalmente eu raspo uma pequena quantidade de cada sobre minha bancada e trabalho misturando as cores. Não existe uma fórmula exata de como fazer, mas aplicando as três cores de maneira aleatória você produz bons resultados. A marca de escorrido foi feito com VALLEJO DARK GREY BLUE - 71,054 misturado com MÉDIUM ACRÍLICO em proporções iguais. Você produz a marca de escorrido e asperge um pouco da mistura de pastel sobre ela. Da mesma forma foi feito ao redor das tampas.
- • LE GRAND TRAIN
- Quem somos?
- Objetivos
- Ideias
- • GALERIA
- Modelos
- Fotos
- Inspirações
- • MANUAIS ONLINE
- Pintura dos Castings
- Weathering
- Cenário
- • CONTATO
- Sugestões
- Dúvidas
- Quer mandar um Oi?